Olá meus queridos amigos! Eu recebi alguns comentários nestes dias em que não pude vir aqui que foram extremamente satisfatórios para mim, a todos os seguidores e leitores internacionais, meu muito obrigado. Como eu sempre digo vocês são bem vindos! E aos meus fiéis brasileiros que nunca me abandonam... Meu mais sincero voto de amizade!
Bem hoje eu gostaria de fazer um apanhado breve antes de realmente expor o que interessa! Eu tenho falado muito com o meu Nerdboy, mas ainda parece pouco diante da saudade que eu sinto dele a todo momento, ontem conversamos sobre falar um do outro para os nossos amigos... De como é complicado explicar que um contato tão verdadeiro e maravilhoso como o nosso possa ser mantido via internet, mas é como dizem " há pessoas que entram por acaso em nossas vidas, mas não é por acaso que elas ficam" e acredito eu que ele tenha algo muito além da minha compreensão que o fez se tornar tão importante e parte crucial de meu destino... Pena que ele deletou o blog dele, mas eu ainda consegui visualizar esta pequena frase que ele falou de mim em uma postagem que eu fiquei sem ar! "Como falei há dois posts anteriores, eu ganhei 3 grandes e novos amigos no decorrer dos meus últimos dois anos. Aqui irei falar principalmente da que se tornou mais importante para mim, a minha queria GothGirl..." ele me fascina com tão poucas palavras e Nerdboy eu o amo muito! Não importa a distância que nos separe... Não importa!
Mas vocês já sabem disto e eu quero trazer hoje para vocês a teoria do inatismo de Noam Chomsky a respeito da aquisição da linguagem. Eu simplesmente me apaixonei pelo assunto e acho que linguística é uma das minhas matérias favoritas e como achei realmente legai resolvi postar o meu texto que faz parte de um trabalho que fizemos sobre Skinner, Chomsky, Piaget e Vigotzky. Todos tem uma teoria muito interessante, mas eu realmente amei a de Chomsky e por isto irei dividir com vocês... Ai vai e boa leitura!
O Inatismo de Noam
Chomsky.
Noam Chomsky defendia a hipótese de que o ser humano é dotado de uma
gramática inata que vai tomando forma conforme a criança vai se desenvolvendo,
para isto a criança tomaria como base a fala dos adultos para assim estipular suas
próprias regras gramaticais e com o tempo incorporaria novas estruturas modelos
a sua língua mãe, mas não porque imitou e sim porque houve a internalização de
regras para a sua língua. Esta hipótese é chamada de gerativo –
transformacional.
O inatismo, portanto, defende que o ser humano vem programado
biologicamente para o desenvolvimento de determinados conhecimentos como a
competência lingüística. Tomamos por exemplo uma criança que está aprendendo a
falar, ela primeiramente vai dizer palavras como “mamã e papá” para mais a
frente em um estágio mais avançado de seu aprendizado ela comece a falar suas
primeiras frases. Tais frases serão gramaticalmente incompletas, no entanto os
adultos, por conhecerem a língua, passam a compreender a criança, o que prova
que ela já é competente em sua língua materna.
Devido a esta observação, ao analisar este fato segundo o inatismo,
chega-se a conclusão de que essas frases não são repetições da fala dos adultos,
pois a fala das crianças é ainda muito precária e possui palavras que não fazem
parte do discurso adulto. Porém, a partir do discurso dos adultos é que as
crianças conseguem desenvolver seu próprio sistema de regras que atende suas
necessidades como falantes.
Assim, podemos perceber que durante o processo de aquisição da linguagem,
a criança vai percebendo as estruturas hierarquizadas e incorporando-as a sua
gramática internalizada, a mesma teoria afirma também que ela já nasce com uma
capacidade inata para adquirir a linguagem, tal fato acontece de forma natural
e conforme o desenvolvimento da criança ela vai aproximando o seu discurso ao
modelo adulto.
Para Chomsky, isto ocorre porque existe um dispositivo de aquisição da
linguagem chamado DAL, este é inato e é ativado através de sentenças chamadas
IMPUT, logo, ele é constituído por inúmeras regras e ao contato com o meio
social a criança está exposta a uma língua e conforme vai aprendendo-a ela
elimina as regras que não lhe tem serventia. Esta teoria sugere que a criança
tem uma gramática Universal (GU), ela é inata e contém as regras de todas as
línguas.
Outra teoria de Chomsky é a teoria de princípios e parâmetros, na qual se
muda o conceito de gramática universal. É um aprimoramento da teoria anterior e
também admite que o ser humano é dotado de uma gramática universal, e esta é
formada por princípios, ou seja leis invariáveis e é aplicada de mesmo modo
para todas as línguas. Dessa forma os parâmetros adquirem valores por meio do
contato com a língua podendo prevalece ou variar dentro desta língua,
dependendo da opção que ela seleciona dentro do IMPUT. Vale ressaltar que “alguns
parâmetros que têm sido estudados são: se a língua opta por sujeito nulo ou por
sujeito preenchido, pela colocação dos clíticos, pelo tipo de flexão ou
estrutura do verbo etc.”. (SCARPA, 2003. Pág.208).
Outro ponto importante é o desenvolvimento, que deve mostrar a
variabilidade e o tempo em que esse processo ocorre. Há propostas para
responder este ponto e uma delas é a hipótese maturacional, onde os parâmetros
estão programados geneticamente a serem fixados em estágios diferentes da
maturação para assim provocar a transição da gramática universal (GU) para a
gramática da língua aprendida. A outra proposta é a continuísta , ela é
dividida em hipótese de competência plena/total e diz que todos os parâmetros
já existem e se não são fixados no mesmo momento é porque existem dificuldades,
e em aprendizagem lexical, que diz que o desenvolvimento sintático será
influenciado pela aprendizagem de novos itens lexicais e morfológicos.
Percebemos que o ponto relativo do cognitismo construtivista tem uma
contradição ao Behaviorismo defendido por Skinner , pois Chomsky afirma que se
a criança aprendesse por imitação, ela jamais poderia ter uma gramática
perfeita, pois o estímulo do meio é muito precário, e mesmo assim ela a alcança
devido a sua criatividade na formação de suas frases. Todos os falantes são
criativos, pois são capazes de inventar frases novas desde as mais simples até
as mais eruditas. Chomsky chegou a afirmar inclusive que a criatividade é o
principal fator que desenvolve a competência lingüística distinguindo a língua
humana da língua animal, diferente do Behaviorismo que não abre espaço para a
capacidade humana, não acreditando no potencial da mente para produzir e sim
somente para imitar.
Portanto, Chomsky inovou alguns conceitos com suas teorias comprovando
assim a capacidade lingüística do ser humano, que está inscrita em seu código
genético, mostrando-nos também que o inatismo defende a importância da mente
humana no processo de aquisição da linguagem, pois a criança precisa de ajuda
para se desenvolver, mas não é somente uma simples repetição, como acreditava
algumas tendências, e sim uma internalização da gramática de sua língua que só
é possível por causa desta capacidade mental extremamente avançada do ser
humano.
BIBLIOGRAFIA:
SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da
linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina (orgs). Introdução á lingüística: domínios e
fronteiras – 3ed. São Paulo – Cortez, 2003.
HORESTES. Gerativismo chomskyano –
A faculdade da Linguagem. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2025623
. Acessado em: 25/05/2012 as 22:35:12.
SOUZA, Antonio Bezerra de. A teoria inatista de aquisição da linguagem. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/ateoriainatista.asp
. Acessado em: 20/05/2012 as 14: 48: 25.