Social Icons

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Frida Kahlo: sem medo de ousadias

Olá, meus caros leitores, hoje estou aqui um tanto entediada, estou escrevendo muito nos últimos dias e para quem me conhece nestes quase 4 anos, sabe que daqui 13 dias eu faço 19 anos! Amadureci como pessoa, mas ainda falta muito para amadurecer minha escrita e eu espero, de fato, melhorá-la com o tempo, pois é realmente muito bom escutar as pessoas te elogiando o tempo todo pelo que você escreve. Estou feliz também que o blog tem ganhado cada vez mais seguidores e claro, com o lançamento do meu livro! 
Hoje, em especial, irei falar sobre uma artista que gosto muito. Frida Kahlo.
Para quem não conhece, Frida Kahlo foi uma pintora mexicana muito conhecida pelas suas polêmicas, ela tinha um talento inquestionável, mas sua vida não era das mais felizes como podemos perceber. Frida foi casada com Diego Rivera por duas vezes e em ambas, o casamento era um mar de tormentas. Ela mantinha casos extra conjugais com homens e mulheres e ele também. Frida descobriu que Diego foi amante de sua irmã mais nova e com ela teve 6 filhos. Ela jamais perdoou a irmã por conta disso, mas sempre deixou muito claro que Diego era o amor de sua vida. Dona de uma saúde muito frágil, Frida sempre foi problemática, tentou suicido várias e várias vezes com facas e martelos, mas uma coisa era certa: apesar de ter tudo, Frida não era feliz.
Nunca viu na arte o seu ideal de carreira, portanto, ao contrário de muitos pintores, ela não começou a pintar desde cedo. Na verdade foi por conta de um acidente gravíssimo onde um bonde em que viajava se chocou contra um trem, fazendo com que o  pára-choque de um dos veículos perfurasse suas  costas, atravessando sua pélvis e saindo pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida'). Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama.
Em suas obras ela  retrata a cultura  e a arte mexicana, o que a torna uma artista única.
Nunca teve medo de ousar, na verdade ela sempre foi irreverente para a sua época. Uma das marcas de Frida eram as saias longas e exóticas, pois quando criança sofreu de poliomielite, e isso deixou sequelas em seu pé direito, logo passou a usar calças e saias longas, algo que é próprio de si.
Quando Frida morreu, foi um choque para todos e muitos acreditavam que era uma overdose acidental por tantos remédios que tomava.. Pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam que ela pode ter sido envenenada por uma das amantes de seu marido, que tinham raiva dela por ela ser a esposa.
Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.

Frida Kahlo tinha uma personalidade tão forte que pode ser revelada em frases como estas abaixo:
Bebo para afogar as mágoas. Mas as danadas aprenderam a nadar.
Frida Kahlo
 "Sinto-me mal, e ficarei pior, mas vou aprendendo a estar sozinha e isso já é uma vantagem e um pequeno triunfo."
Frida Kahlo

 "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."
Frida Kahlo

Logo, declaro que sou fã desta mulher! Ela foi uma verdadeira guerreira, muito maluca, é claro, mas extremamente talentosa. Hoje, presto minhas sinceras homenagens a ela e espero que existam ainda muitas Fridas para fazer história em nossa sociedade, é claro que espero que ela sejam mais felizes... Mas ainda assim que façam a diferença!

Um comentário: